Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Data Center

Data Center

por Lauren Mellissa Farias Godinho publicado 05/10/2017 14h31, última modificação 05/10/2017 15h20

Concebido dentro das normas, o datacenter foi construído nas dependências do CPD em 2009. Possui piso elevado, ar insuflado, controle de acesso biométrico, proteção anti-chamas, sensores de umidade, temperatura, detector de fumaça, dentre outras funcionalidades.

Abriga o parque de máquinas da universidade, incluindo Storages, Blades e demais servidores cujas informações são consideradas sensíveis para a instituição.

Circulação de AR

A circulação do ar foi projetada para otimizar os gastos com refrigeração. Desta forma, o ar é insuflado pelo piso e sugado através de exaustores posicionados nos corredores quentes.

Norma Técnica

O atendimento aos requisitos da norma ANSI/EIA/TIA 942, desde a construção até a pronta ativação do datacenter, é um dos fatores chaves de melhores práticas. Atualmente o datacenter UFAM atende dentro da norma TIA 942 à classificação TIER 1 com melhoramentos sendo feitos para atender TIER 2.

Arquitetura

Baseado na arquitetura de computação em nuvem, o que traz uma flexibilidade e confiabilidade maior aos ambientes computacionais nele implementado, garantindo assim, que os sistemas ficarão no ar, pois caso um servidor ou um disco dentro da nuvem apresente problemas, automaticamente outros discos e servidores entrarão no processo para assegurar que aquele sistema não tenha pausas, havendo uma realocação de recursos e mantendo então todo o ambiente funcional.

DADOS ATUAIS
Processamento 499,01 GHz
Memória 1.279,48 GB
Storage 146.759,033 GB