Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A Rede Norte de Repositórios Institucionais foi apresentado no VIII Fórum de Reitores da Região Norte

Notícias

A Rede Norte de Repositórios Institucionais foi apresentado no VIII Fórum de Reitores da Região Norte

O projeto desenvolvido de forma pioneira na Instituição
por publicado: 21/11/2017 12h07 última modificação: 23/11/2017 09h30

A palestrante Célia Simonetti Barbalho, professora do curso de Biblioteconomia da UFAM, apresentou a Rede Norte de Repositórios Institucionais aos participantes do VII Fórum de Reitores da Região Norte.

Fonte: ASCOM/UFAM

A melhor gestão da produção científica, o maior acesso à informação científica e o aumento da média de citações foram apontados pela palestrante como algumas das utilidades de um Repositório Institucional. “A Rede Norte de Repositórios Institucionais é pioneira no Brasil. Foi lançada em 2016 durante o XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, realizado em Manaus. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação da Ufam (CTIC/UFAM) e está alojado no Data Center da Universidade. Agora temos como principais desafios a ampliação da visibilidade institucional da Rede, por meio da interlocução com o Fórum de Reitores da Região Norte; a formalização da Rede,  por meio da composição das normas para seu funcionamento e a indução da criação de novos repositórios nas instituições de ensino e pesquisa da Região Norte. Não é um sonho; é algo concreto baseado na experiência bem-sucedida da Universidade do Minho, em Portugal. Aproveito para compartilhar uma curiosidade com os senhores: os pesquisadores que mais consultam o nosso Repositório são estrangeiros dos Estados Unidos e do Japão. Então para formalizar a Rede, contamos com todos os Reitores da Região Norte”, ressaltou a palestrante.  

(Fonte: Equipe Ascom Ufam)

Saiba mais sobre o Fórum ...