Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Mês de Segurança

Mês de Segurança

por Coordenação de Segurança da Informação publicado 03/10/2017 09h38, última modificação 03/10/2017 10h59

A Universidade Federal do Amazonas, através do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Coordenação de Segurança da Informação está participando do Mês de Segurança.

O Mês de Segurança é comemorado como um conjunto de celebrações que acontecem anualmente durante todo o mês de outubro, com o intuito de fomentar a cultura de segurança da informação e divulgar amplamente as ações promovidas pelas instituições participantes.

Estão previstas campanhas internas de divulgação de boas práticas no uso da tecnologia e prevenção de questões ligadas a segurança.

Cartilhas pertinentes aos cuidados de segurança encontram-se disponíveis para download na seção de Serviços (clique aqui). A relação completa de instituições participantes encontra-se no site oficial do evento (clique aqui).

Abaixo alguns conselhos pertinentes aos cuidados na Internet:

• Se não souber como reforçar a segurança do seu computador, peça ajuda. Vulnerabilidades em softwares ajudam os fraudadores. É fundamental manter um antivírus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam. No caso de ambiente Windows, utilize a opção Microsoft Update para atualizações. Em caso de dúvida, solicite ajuda do suporte do CTIC.

• Não visite sites sugeridos em spam que você recebe por e-mail. Você pode ser levado a sites falsos cujo objetivo seja coletar seus dados financeiros ou instalar programas maliciosos. O CTIC não envia e-mails solicitando informações como senhas, dados bancários, etc.

• Use pelo menos 12 caracteres ao criar uma senha nas redes sociais. Para aumentar a força de sua senha, utilize números, letras maiúsculas e minúsculas, alguns caracteres especiais. Procure não repetir a mesma senha em outros serviços. Você pode usar o site Random.org para gerar senhas: https://www.random. org/passwords/?num=5&len=12&format=html

• Utilize um software para gerenciar suas senhas. Sugerimos o KeePass que, além de armazenar suas senhas, ainda ajuda a gerar novas, caso necessário. O programa tem versão disponível para Microsoft Windows, GNU Linux e Apple Mac OS X, Google Android e Apple iOS. Mais informações em http://keepass.info

• Ao terminar sua sessão de uso em qualquer site de rede social, lembre-se sempre de clicar em Sair/ Logout

• Seja cuidadoso com os links patrocinados do Google e do Facebook.

• Nunca baixe conteúdo ilegal (isto é, que viola direitos autorais) ou de origem desconhecida, pois isso pode comprometer a integridade do seu computador.

• Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor. O nome técnico deste protocolo é SSL ou TLS (Secure Socket Layer/ Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pela presença do endereço no formato https://www. exemplo.com (em vez de http://...) e da figura de um cadeado na interface gráfica de seu navegador.