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Perguntas Frequentes

por Rodrigo Marques publicado 05/10/2017 14h31, última modificação 17/01/2018 15h51

1.: Como obtenho um e-mail da UFAM?

Caso você seja servidor ou aluno da UFAM, basta solicitar a unidade ao qual está vinculado que encaminhe ofício ao CTIC requisitando a criação do e-mail institucional.

No ofício deve conter as seguintes informações:

  • Nome completo (servidor ou aluno)
  • Nome de usuário para o e-mail (sugestão)
  • E-mail alternativo para envio da senha (e-mail pessoal ou do setor ao qual esteja ligado)

2.: Como faço para alterar a minha senha do e-mail da UFAM?

A senha temporária encaminhada ao solicitante deve ser alterada no link:  http://webmail.ufam.edu.br/alterasenha

Caso o usuário esqueça a senha e precisar trocá-la, é preciso comparecer à Coordenação de Infraestrutura do CTIC portando documento oficial com foto ou, no caso de impossibilidade, encaminhar Ofício/Memorando solicitando a recuperação de senha do e-mail institucional, indicando um e-mail para qual será encaminhado a senha temporária.

3.: Como faço para solicitar uma página web?

O setor da universidade responsável pela administração dos sites institucionais é o  ECOEM (Programa de Mídias Digitais), localizado no Prédio Administrativo (Reitoria). Para mais informações, deve-se entrar em contato diretamente o setor pelo telefone 3305-2460.

4.: Como faço para solicitar uma página pessoal?

A solicitação deve ser feita por meio de ofício assinado pelo setor de lotação do solicitante. É fundamental constar o e-mail de contato da pessoa para envio dos dados de acesso à página pessoal.

O padrão de URL segue o exemplo abaixo, de acordo com o nome de usuário do e-mail UFAM do solicitante:  http://home.ufam.edu.br/LOGIN_DO_EMAIL.

5.: Como faço para solicitar liberação de acesso ao firewall?

Deve-se enviar o ofício à secretaria do CTIC contendo:

  • Justificativa de liberação (projeto de pesquisa desenvolvido, etc);
  • Nome e e-mail de contato do solicitante; 
  • Nome do serviço/aplicação, IPs e portas a serem liberados. 
  • Tempo pelo qual será necessária a solicitação.

OBS: Caso seja do IComp, as solicitações devem ser encaminhadas através do técnico responsável pela rede.

6.: Como faço para solicitar configuração de videoconferência?

Caso o setor tenha adquirido um equipamento de videoconferência, deve solicitar a liberação do equipamento para funcionamento na rede através de ofício assinado pelo responsável pelo setor encaminhado à secretaria do CTIC. Deve constar no ofício:

  • Local exato onde o equipamento será instalado;
  • O MAC Address do equipamento;
  • E-mail de contato.

7.: Como faço para solicitar pontos de rede?

Deve-se enviar ofício à secretaria do CTIC contendo:

  • Local onde serão instalados (bloco, departamento, sala, laboratório);
  • Quantidade de pontos desejados;
  • Servidor responsável pelo pela solicitação

OBS: O pedido deve sempre ser feito a partir da secretaria da Unidade na qual localiza-se o setor.

8.: Como faço para acessar o Portal de Periódicos da Capes?

Todos os membros da UFAM (alunos, técnicos e professores) podem ter acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

Procedimento de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES:

  1. O interessado em utilizar o serviço deve acessá-lo através do link: www.periodicos.capes.gov.br/
  2. No menu superior direito, é exibido o item “Meu espaço” ;
  3. Logo abaixo, na lateral direita, há um ícone da federação CAFe que dá acesso a listagem de instituições. Selecione sua instituição;
  4. Insira seu login e senha de acesso à federação( a mesma credencial de acesso ao SIE/Ecampus);
  5. Após este passo, você será encaminhado para o portal do serviço, o qual possui suas próprias políticas associadas aos responsáveis pelo portal;
  6. Em caso de dúvidas sobre o processo de autenticação, a instituição poderá entrar em contato com o Service Desk da RNP através do e-mail sd@rnp.br ou do telefone 0800 722 0216.