Você está aqui: Página Inicial > Serviços > Rede da UFAM

Rede da UFAM

por Lauren Mellissa Farias Godinho publicado 05/10/2017 14h31, última modificação 05/10/2017 14h31

Rede da UFAM

O campus Manaus está conectado ao Ponto de Presença da RNP no Amazonas (POP-AM). Este situa-se nas dependências da universidade e atualmente fornece um link de 2Gbps compartilhado com outras instituições de ensino e pesquisa por meio da MetroMAO. - o campus de Humaitá já possui conexão direta por fibra com o PoP-AM.

O campus de Coari possui conexão via rádio também com o POP-AM. Os demais campus do interior possuem conexão via satélite.


Projeto Wireless



Transformará o campus universitário em uma grande Wi-Fi Zone, abrangendo áreas comuns e salas de aulas, garantindo acesso livre aos recursos de tecnologia da instituição para alunos, visitantes, professores, técnicos e etc.

STATUS ATUAL: Implantação.
FASES: Projeto | Submetido | Licitação | Implantação | Finalizado

Após a implantação será possível monitoramento e controle único de todos os rádios WiFi. O projeto cobrirá o Setor Norte do Campus Universitário. Após a implantação, o objetivo será estende-lo para toda a universidade, incluindo unidades anexas e interiores.

Dados Atuais:
15.000+ usuários


Anel de Fibra Ótica

Através deste projeto será implantado dois aneis ópticos de 10 GB no Campus Universitário.

A implantação permitirá padronização, redundância física, renovação dos ativos de rede e gerência unificada.

STATUS ATUAL: Implantação.
FASES: Projeto | Submetido | Licitação | Implantação | Finalizado

Este projeto está alinhado com as novas demandas da instituição e com os projetos de VoIP, Telepresença e Vigilância Digital. Abrangerá todos blocos da universidade, sendo contemplados com ativos 30 blocos no Setor Norte e 28 blocos no Setor Sul. O ponto de monitoramento central ficará no DataCenter UFAM em equipamento com capacidade de 143.3 TB.

Topologia Lógica

Mapa Lógico: Setor Norte


Mapa Lógico: Setor Sul


Dados atuais:
150 + interligações por fibra ótica 980Mbps de troughput máximo registrado. 1Gbps MetroMAO 10Gbps anel ótico interligando todas as unidades