Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Data Center
Início do conteúdo da página

Data Center

Acessos: 7631

Concebido dentro das normas internacionais existentes, que forneceram os requisitos e orientações para sua construção, o Datacenter da Universidade Federal do Amazonas implantado no Centro de Tecnologia da Infomação e Comunicação - CTIC em 2009. Buscando alinhar sua funcionalidade à segurança, o datacenter possui piso elevado, ar insuflado, controle de acesso por biometria, proteção anti-chamas, sensores de umidade e temperatura, detector de fumaça, robô de backup, dentre outras características essenciais para a operação e manutenção dos serviços de TIC da UFAM, bem como de outras instituições de pesquisa a esse datacenter vinculados.

Resultado de imagem para datacenter ufam

Abriga o parque de máquinas da Universidade, incluindo Storages e os Servidores Blade, os quais são responsáveis, respectivamente, pelo armazenamento e processamento das informações sensíveis às atividades administrativas e acadêmicas da instituição.

Circulação de AR

A circulação do ar foi projetada para otimizar os gastos com refrigeração. Desta forma, o ar é insuflado pelo piso e sugado através de exaustores posicionados nos corredores quentes.

Ar Condicionado de Precisão

 O Ar condicionado de precisão do DataCenter da UFAM tem uma enorme importância, devido principalmente a necessidade de desligamento dos equipamentos do datacenter em caso de falha total no sistema de refrigeração.

Os Condicionadores de Ar de precisão do datacenter tem algumas peculiaridades que o diferem das dos condicionadores comuns (de conforto): seus componentes são projetados para operar em calor sensível, ou seja, em calor que é gerado por equipamentos eletrônicos energizados, evitando que sejam danificados ou desligados devido o aumento de temperatura. Esses sistemas foram especificamente projetados para manter os níveis tanto de umidade, temperatura de retorno e insuflação, quanto a dissipação de calor através de ventiladores controlados e compressores, conforme as especificações da norma ASHRAE, indo muito além da simples refrigeração do ambiente, pois fornece um gerenciamento e monitoramento térmico do ambiente.

Os servidores e outros equipamentos presentes no datacenter precisam estar disponíveis e operantes 24 horas por dia e 7 dias por semana, para manter a disponibilidade dos serviços.

Nobreak

Modelo: GXT2-10000RT208 Liebert  Online Double Conversion

Quantidade e capacidade: 2 nobreaks de 10kva cada.

Banco de Baterias trocadas em 17/02/17 (Serviço executado pela empresa Multcom, sendo necessário em 5 anos fazer nova troca do conjunto de baterias)

 

DADOS ATUAIS DO DATACENTER
Processamento 499,01 GHz
Memória 1.279,48 GB
Storage 146.759,033 GB
Fim do conteúdo da página