Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CTIC alerta sobre nova campanha de ataque de ramsowares
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTIC alerta sobre nova campanha de ataque de ramsowares

  • Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 21h59
  • Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 22h20

Com base nas estatísticas de eventos ocorridos no espaço cibernético, bem como nos diversos relatos que tem sido feitos por colaboradores, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), seguindo orientações do CTIRGov (Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo), divulga o presente alerta sobre uma campanha nacional de ataques de Ransomware direcionado aos sistemas VMware e Windows, que caracteriza-se por ações maliciosas para criptografar arquivos ou bancos de dados de instituições, a fim de exigir resgate em troca da descriptografia dos arquivos cifrados.

Nos últimos dias, o Governo Federal vem sofrendo ataques cibernéticos que impactam na segurança de dados. Em função disso, diversos procedimentos de segurança foram disponibilizadas pela Secretaria do Governo Digital (SGD/SISP/ME), e aplicadas na rede de dados UFAM pela Coordenação de Infraestrutura / CTIC, com o objetivo de prevenir possíveis ataques.

De forma complementar, as seguintes recomendações de segurança DEVEM SER ADOTADAS POR TODOS OS USUÁRIOS DA UFAM, em todos os computadores atualmente em uso para o trabalho remoto ou presencial na própria instituição:

  • Trocar as senhas periodicamente de serviços (como email institucional), sistemas e sites institucionais.
  • Sempre efetuar logoff de sistemas, serviços e sites institucionais após encerradas as atividades; 
  • Não clicar em links ou baixar arquivos de e-mails suspeitos ou não reconhecidos como de origem esperada.
  • Ativar o firewall do Windows;
  • Ativar o Windows Defender ou manter um antivírus instalado e atualizado;
  • Habilitar a proteção contra ransomware no Windows Defender;
  • Conferir e manter o Windows sempre atualizado;
  • Não manter nem criar compartilhamento de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede;
  • Não manter nem criar mapeamentos de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede.

Além destas recomendações, o CTIC passa a disponibilizar permanentemente em seu portal, a Cartilha de Segurança para a Internet, um documento com recomendações e dicas de como o usuário deve se comportar para aumentar a sua segurança e proteger seus dados de possíveis ameaças. A Cartilha foi produzida Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que é um dos serviços prestados para a comunidade Internet do Brasil pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O material contém dicas e informações sobre segurança na internet, golpes, ataques virtuais, códigos maliciosos, spam, mecanismos de segurança, contas e senhas, criptografia, privacidade, entre outros assuntos.

No caso de dúvidas ou informações adicionais, o CTIC está a disposição através de sua Coordenação de Serviços de TIC, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página