Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CTIC/UFAM desenvolve sistema “RU Digital” e moderniza acesso aos Restaurantes Universitários

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTIC/UFAM desenvolve sistema “RU Digital” e moderniza acesso aos Restaurantes Universitários

  • Publicado: Sábado, 01 de Novembro de 2025, 12h17
  • Última atualização em Sábado, 01 de Novembro de 2025, 12h17

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFAM) é o responsável pelo desenvolvimento do novo sistema “RU Digital”, que inaugura o avanço na digitalização dos serviços dos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal do Amazonas.

O piloto entra em funcionamento nesta sexta-feira (31) no Restaurante Universitário da Faculdade de Medicina (FM). O sistema irá permitir aos usuários a possibilidade da compra de tickets e o acompanhamento de seu saldo de forma completamente on-line. Os tickets já poderão ser utilizados na próxima segunda-feira, 3 de novembro.

Integrando o e-Campus ao sistema do Restaurante Universitário (SisRU), o “RU Digital” oferece mais praticidade, transparência e agilidade. A digitalização do processo reduz filas, economiza tempo e envia comprovantes de compra diretamente para o e-mail do usuário. De acordo com o diretor do CTIC, Diogo Moreira, o projeto nasceu com o propósito de simplificar o processo de aquisição de saldo, permitindo pagamento on-line e acesso a informações em tempo real. “Trata-se de uma solução inovadora que transforma a experiência dos usuários, ao mesmo tempo em que otimiza a gestão dos serviços”, destacou Diogo.

A equipe do CTIC responsável pelo desenvolvimento do projeto é composta por Carlos Daniel Ribeiro, Luiz Sena, Davi Barreto, Gabriel Paiva e Ewerton Petillo, que realizaram a integração entre os sistemas institucionais e criaram uma aplicação web moderna e responsiva. Ainda segundo Diogo Moreira, as próximas versões do “RU Digital” devem incorporar recursos baseados em Inteligência Artificial (IA) e novas funcionalidades, como notificações personalizadas e feedback sobre consumo.

A iniciativa é uma parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), responsável pela gestão dos RUs. Para a pró-reitora  da Proae  professora Sandra Helena da Silva, o sistema representa um avanço importante na melhoria do atendimento aos estudantes. “Estamos otimistas com os resultados do piloto e queremos expandir o serviço para todos os Restaurantes Universitários da Ufam”, afirmou.

Fonte: Sistema de compra de tickets e gestão de saldo, "RU Digital” é lançado em versão piloto nesta segunda-feira, 3

registrado em:
Fim do conteúdo da página