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Perguntas frequentes

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 17h35 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 09h07

Como obtenho um e-mail da UFAM?

Como faço para alterar a minha senha do e-mail da UFAM?

Como faço para solicitar uma página institucional para a minha unidade ou curso?

Como faço para solicitar liberação de acesso ao firewall?

Como faço para solicitar agendamento para configuração de equipamento de videoconferência para eventos?

Como faço para solicitar pontos de rede?

Como faço para acessar o Portal de Periódicos da Capes

Como validar uma autenticação usando o eduroam

Como faço para ter acesso ao e-Doc UFAM (plataforma para documentos administrativos públicos)?

 

Como obtenho um e-mail da UFAM?

Caso você seja servidor ou aluno da UFAM, é necessário que o responsável pela unidade à qual você está vinculado encaminhe um memorando interno ao CTIC, ou (a partir de um email institucional), encaminhe uma solicitação através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Na solicitação, devem constar as seguintes informações:

  • Nome completo (servidor ou aluno)
  • Nome de usuário para o e-mail (sugestão)
  • E-mail alternativo para envio da senha (e-mail pessoal ou do setor ao qual esteja ligado)

Um chamado deverá ser aberto para seu acompanhamento.

 

Como faço para alterar a minha senha do e-mail da UFAM?

Caso você possua a senha atual, uma nova pode ser definida através de:  http://webmail.ufam.edu.br/alterasenha

Caso você tenha esquecido a senha atual,  é necessário comparecer à Coordenação de Serviços de TIC no prédio do CTIC, portando documento oficial com foto,

No caso de impossibilidade, o responsável pela unidade à qual você está vinculado deve encaminhar um memorando interno ao CTIC, ou (a partir de um email institucional) encaminhar uma solicitação através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando a recuperação de sua senha do e-mail institucional. Em ambos os processos, deve ser indicando um e-mail alternativo para qual será encaminhado uma nova senha temporária.

 

Como faço para solicitar uma página institucional para a minha unidade ou curso?

O responsável pela unidade à qual você está vinculado deve encaminhar um memorando interno ao CTIC, ou (a partir de um email institucional) encaminhar uma solicitação através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando a criação de uma página institucional. Nesta solicitação, deve ser informado:

  • Nome completo do responsável pela página(servidor)
  • Telefone e email para contato
  • Sigla da unidade / curso para definição do endereço web (ex: ctic.ufam.edu.br)

A partir da abertura de chamado, a coordenação de sistemas deverá entrar em contato para agendamento do treinamento ao responsável, ou a quem ele indicar, para que a unidade possa prover o conteúdo necessário.

 

Como faço para solicitar liberação de acesso ao firewall?

O responsável pela unidade à qual você está vinculado deve encaminhar um memorando interno ao CTIC, ou (a partir de um email institucional) encaminhar uma solicitação através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando o serviço,  contendo:

  • Justificativa de liberação (projeto de pesquisa desenvolvido, etc);
  • Nome e e-mail de contato do solicitante; 
  • Nome do serviço/aplicação, IPs e portas a serem liberados. 
  • Tempo pelo qual será necessária a solicitação.

 

Como faço para solicitar agendamento para configuração de equipamento de videoconferência para eventos?

O responsável pelo evento deve encaminhar um memorando interno ao CTIC, ou (a partir de um email institucional) encaminhar uma solicitação através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando o serviço,  contendo:

  • o objetivo do evento;
  • Nome, e-mail e telefone de contato do responsável pelo evento; 
  • Dia, horário e local em que ocorrerá o evento (dentre os que estão disponíveis com equipamentos de videoconferência).
  • Duração do evento.

A partir da abertura de chamado, a coordenação de serviços de TIC deverá entrar em contato para agendamento do treinamento ao responsável, ou a quem ele indicar, para o devido agendamento e definição do técnico para o acompanhamento. É importante que a solicitação seja realizada com pelo menos 5 (cinco) dias úteis de antecedência.
 

Como faço para solicitar pontos de rede?

O responsável pela unidade a qual o serviço deverá ser executado deve encaminhar um memorando interno ao CTIC, ou (a partir de um email institucional) encaminhar uma solicitação através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. solicitando o serviço,  contendo:

  • Local onde serão instalados (bloco, departamento, sala, laboratório);
  • Quantidade de pontos desejados;
  • Servidor responsável pelo pela solicitação, com telefone e email para contato

A partir da abertura de chamado, a coordenação de Infraestrutura deverá entrar em contato para agendamento da execução do serviço, cuja realização está condicionada à lista de execuções previamente agendadas, por ordem de chegada.

 

Como faço para acessar o Portal de Periódicos da Capes?

Todos os membros da UFAM (alunos, técnicos e professores) podem ter acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

Procedimento de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES:

  1. O interessado em utilizar o serviço deve acessá-lo através do link: www.periodicos.capes.gov.br/
  2. No menu superior direito, é exibido o item “Meu espaço” ;
  3. Logo abaixo, na lateral direita, há um ícone da federação CAFe que dá acesso a listagem de instituições. Selecione a instituição UFAM;
  4. Insira seu login e senha de acesso à federação (a mesma credencial de acesso à plataforma eCampus);
  5. Após este passo, você será encaminhado para o portal do serviço, o qual possui suas próprias políticas associadas aos responsáveis pelo portal;
  6. Em caso de dúvidas sobre o processo de autenticação, a instituição poderá entrar em contato com o Service Desk da RNP através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou do telefone 0800 722 0216.

 

Como validar uma autenticação usando o eduroam? 

  • A rede eduroam é uma rede wifi institucionalizada federativa mais segura espalhada por várias instituições pelo mundo. Para ajudar a configurar o uso pode ser baixado um aplicativo chamado eduroam CAT (https://cat.eduroam.org/) disponíveis para vários sistemas operacionais. O Protocolo de autenticação deve ser o EAP, e o tipo TTLS. O Método de autenticação deve ser o PAP. Nosso login: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e senha: mesma do ecampus ou cafe.
  • Para ajudar a configurar o uso pode ser baixado um aplicativo chamado eduroam CAT (https://cat.eduroam.org/) disponíveis para vários sistemas operacionais.
  • Segue os vídeos tutoriais:
  • [Android]
    https://youtu.be/YyU1BJntTUE
  • [Windows 10]

 

Como faço para ter acesso ao e-Doc UFAM (plataforma para documentos administrativos públicos)?

  • Em seguida, o responsável  deve enviar o email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando que o procedimento de login acima foi executado e no corpo do email informar o Nome Completo e qual Comunidade (Unidade Administrativa ou Acadêmica) pertence. Exemplo: Fulano X da Comunidade PROGESP
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