Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Rede da UFAM
Início do conteúdo da página

Infraestrutura: Rede de Dados

Acessos: 1252
imagem sem descrição.

O campus Manaus está conectado ao Ponto de Presença da RNP (PoP-AM/RNP) no Amazonas (POP-AM), que está situado nas dependências do Bloco do Centro de Processamento de Dados (atual CTIC), na sala do Pop-AM/RNP. Atualmente, a UFAM a partir do Campus Sede compartilha um link disponível de 7Gbps da rede Ipê/RNP com outras instituições de ensino e pesquisa.

 

Projeto Wireless

Este projeto tem como objetivo principal transformar o campus universitário em uma grande Wi-Fi Zone, abrangendo áreas comuns e salas de aulas, garantindo acesso livre aos recursos de tecnologia da instituição para alunos, visitantes, professores, técnicos e etc. 

Com implantação, foi possível o monitoramento e controle único de todos os rádios WiFi. O projeto cobre o Setor Norte, Setor Sul do Campus Universitário e das unidades externas.

 

Anel de Fibra Ótica

Este projeto implantou dois aneis ópticos de 10 GB no Campus Universitário. A implantação permitiu a padronização, redundância física, renovação dos ativos de rede e gerência unificada.

Este projeto está alinhado com as novas demandas da instituição e com os projetos de VoIP, Videoconferência e Vigilância Digital. Abrange todos blocos da universidade, sendo contemplados ativos 30 blocos no Setor Norte e 28 blocos no Setor Sul. O ponto de monitoramento central fica no DataCenter UFAM.

 
Topologia Lógica

Dados atuais:  Mais de 150 interligações por fibra ótica, registrando mais de 1.2 Gbps de troughput máximo registrado. Com um anel ótico de 10 Gbps interligando todas as unidades

Fim do conteúdo da página