Certificado Digital

Coordenação de Serviços de TIC

Campus Universitário da UFAM - Setor Norte

Bloco do antigo Centro de Processamento de Dados

Sala da Coordenação de Serviços de TIC (1.o andar)

Segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17h.

O que é?

O certificado digital pode ser entendido como sendo a identidade digital, ou seja, permite comprovar a identidade de uma entidade, seja ela uma pessoa, sistema, processo ou mesmo hardware. O certificado é emitido por uma Autoridade certificadora (AC) que pode ser uma empresa, organização ou indivíduo, público ou privado, que atua como se fosse um tabelião para verificar e autenticar a identidade dos clientes. A AC responsabiliza-se pela distribuição segura de chaves públicas e pela garantia de que uma determinada chave pública esteja seguramente ligada ao nome de seu donos.

Este serviço consiste na criação de certificados digitais e chaves de segurança dentro do ambiente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Unidades de Pesquisa (UPs), denominado ICPEdu (Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa). Nesta estrutura, a RNP será a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz), responsável por credenciar as Autoridades Certificadoras Intermediárias, no caso, IFES e UPs, que estarão então autorizadas a emitir certificados para seus membros.

Desta forma, o serviço viabiliza a emissão ilimitada e gratuita de certificados digitais para estudantes e servidores (técnicos administrativos e docentes),  podendo ser utilizados para a assinatura eletrônica de documentos e, posteriormente, para a autenticação on-line em processos e sistemas acadêmicos institucionais e governamentais, como alternativa mais segura ao sistema tradicional de login e senha.  O certificado digital pessoal ICPEdu tem validade de um ano e pode ser gerado novamente após o final do período de duração.

A certificação ICPEdu não substitui os certificados digitais utilizados para acessar os seguintes sistemas: Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP); Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE); Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE), Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), Portal de Compras - COMPRASNET, Receita Federal, entre outros.

A disponibilização deste serviço está alinhado à Estratégia Digital do Governo Federal (EGD), viabilizando serviços acessíveis a qualquer hora e a um custo menor.

Como acessar esse serviço?

Como acionar?

Via Abertura de Chamado no Portal Suporte CTIC.

Atividades Relacionadas

• Dúvidas na Emissão do Certificado Digital.
  • Relatar problema na Emissão do Certificado Digital.

SLA: 3,5 dias.

Orientações Gerais

• A Coordenação de Serviços de TIC é o Ponto único de contato para solicitação de serviços de Tecnologia da Informação;
  • Esse certificado é do tipo A1, portanto o mesmo deve ser armazenado no local/dispositivo em que será usado, ele pode ser instalado em mais de um computador e em navegadores diferentes a ferramenta é fácil de ser instalação e para mais orientações sobre a instalação veja o tutorial instalar o certificado no navegador;
  • A validade desse tipo de certificado é de um ano, mais poderá ser emitido novamente após seu vencimento, desde que você possua vinculo ativo com a instituição;
  • Os usuários que desejarem emitir o certificado devem se identificar pelo sistema da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) no endereço https://pessoal.icpedu.rnp.br. O acesso ao CAFe é feito utilizando o mesmo login e senha de acesso aos sistemas institucionais da UFAM (eCampus e SEI!UFAM).