Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conscientização em Segurança da Informação
Início do conteúdo da página

Conscientização em Segurança da Informação

Acessos: 219

Ufam lança Campanha de Segurança na Internet

em suas redes sociais

Comunidade universitária terá canais para tirar dúvidas e fazer denúncias de Incidentes de Segurança da Informação por meio do contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou abrir chamado no endereço https://suportectic.ufam.edu.br/ .

 

Campanha de Segurança na Internet

Para informações completas clique na imagem.

 

Campanha de Conscientização em Segurança da Informação UFAM/2023, com dicas de boas práticas do uso da internet em computadores e dispositivos móveis em geral. Seguindo as políticas de Segurança da Informação vigentes, e tendo a preocupação de manter a segurança da informação no âmbito da UFAM, com a divulgação de conteúdos de valores sobre segurança da informação periodicamente, tendo como público alvo nossos funcionários (ativos e aposentados), alunos e/ou toda comunidade do meio acadêmico que tem acesso a nossa rede como meio de informações ou trabalho. Os conteúdos são divulgados através das redes sociais e sites institucionais de nossa responsabilidade. O conteúdo é baseado nas Cartilhas de Segurança da Internet, conjunto de materiais que foi elaborado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), composta por um conjunto de documentos com recomendações e dicas sobre como o usuário de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças. Foi apresentado em forma de dicas rápidas e mais importantes dentro do contexto da Universidade, com temáticas diferentes de forma resumida com pequenos textos, mini animações gráficas e vídeos. As cartilhas completas podem ser acessadas para um aprofundamento dos assuntos, através dos links direcionados e listados abaixo:

 

Autenticação Autenticação forte de senhas; ajuda a proteger o acesso às suas contas, evitando que alguém se passe por você. Mas, além de senhas, ela envolve também usar uma segunda etapa de verificação (2FA).
Backup Proteção e Backup de arquivos; qualquer momento você pode perder seus dados, seja por acidente, furto, falha de sistema, atualização malsucedida ou defeito físico em seu dispositivo. Se tiver uma cópia de segurança, será possível recuperá-los, reduzindo os transtornos.
Boatos Identificação e combate a desinformação, Boatos e Fake News; NA DÚVIDA, NÃO COMPARTILHE. Dentre tantas notícias que circulam por aí, fica difícil saber no que acreditar. Os boatos geram desinformação, causam problemas e precisam ser combatidos.
Celulares e Tablets Dicas para proteger seus dispositivos moveis Celulares e Tablets; Celulares e tablets são dispositivos móveis que acompanham você em todos os cantos e merecem atenção especial com a segurança. 
Códigos Maliciosos Dicas para manter seus equipamentos livres de Códigos Maliciosos (vírus e malware), são usados para prática de golpes, ataques e envio de spam. saiba identificar comportamentos estranhos e como atuar, pois alguns furtam dados, outros cifram seus dispositivos e outros são usados para fraudes.
Comércio Via Internet Identificar fraudes no Comércio Via InternetA Internet permite comprar ou vender produtos e serviços, a qualquer tempo e lugar, No entanto, com os fraudadores cada vez mais ardilosos, é importante tomar cuidado para não ser vítima de golpes.
Banco Via Internet PROTEJA SUA VIDA FINANCEIRA no Banco Via Internet; Graças à Internet, realizar transações financeiras se tornou mais fácil e rápido. Mas sem cuidados mínimos, essa praticidade pode ser explorada por golpistas.
Computadores Dicas sobre como manter seu computador seguro e sobre os cuidados ao usar Computadores de terceiros ou da instituição; Manter seu computador seguro é essencial para se proteger dos riscos envolvidos no uso da Internet.
Furto de Celular Como se preparar antecipadamente para reduzir os danos e o que fazer se ocorrer um Furto de Celular; SEU CELULAR É SUA CARTEIRA: CUIDE DA SUA VIDA DIGITAL. Toda praticidade que o celular traz pode rapidamente se tornar um pesadelo se ele cair nas mãos erradas.
Phishing e Outros Golpes Como se proteger de vários golpes aplicados na Internet como Phishing e Outros Golpes; NEM TUDO NA INTERNET É CONFIÁVEL, PODE SER GOLPE! Golpistas estão sempre criando novos truques para enganar e tirar vantagem das pessoas. Senso crítico é essencial, não se deixe enganar.
Privacidade Dicas para preservar a sua Privacidade e evitar ataques; VALORIZE SUA PRIVACIDADE. A exposição excessiva e a coleta abusiva de dados podem dar a outros a capacidade de influenciar e limitar suas escolhas, além de facilitar a ação de pessoas mal-intencionadas.
Proteção de Dados Proteção de Dados, sobre como adotar uma postura preventiva diminuindo a exposição, usando ferramentas e mecanismos de segurança adequados e conhecer um pouco a legislação para coibir abusos e garantir seus direitos; PROTEJA SEUS DADOS. Seus dados são valiosos e sua ajuda para protegê-los é essencial. 
Redes Como se conectar com segurança em Redes Wi-Fi doméstica ou publica; CONECTE-SE COM SEGURANÇA: PROTEJA SEUS EQUIPAMENTOS. Informações sobre como configurar o acesso à Internet, além de dicas para se proteger do furto de dados e do uso indevido de recursos.
Redes Sociais Dicas práticas para ajudá-lo a usar as Redes Sociais de forma segura, incluindo dicas sobre a proteção do seu perfil; Para usar as redes sociais com segurança é importante tomar cuidados para não se expor em excesso ou cair em golpes.
Vazamento de Dados Como evitar e prevenir Vazamento de Dados, a quantidade de serviços e dados online levaram a mais exposição e acesso indevido a dados, tornando vazamentos mais comuns. no caso de um vazamento agir rapidamente para reduzir o impacto desses danos. 
Trabalho Remoto O aumento do Trabalho Remoto atraiu a atenção dos atacantes para o ambiente do usuário. Uma conta invadida ou um computador infectado podem ser a porta de entrada para ataques contra a instituição onde você trabalha.
Para contribuir ainda mais, o CTIC criou o canal para denúncia de fraudes e golpes na Internet. Por meio do  contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a comunidade da UFAM pode tirar dúvidas sobre segurança online, relatar possíveis golpes, entre outras ações. No endereço https://suportectic.ufam.edu.br/ também será possível fazer o registro na área dedicada à incidente de segurança.

 

Fim do conteúdo da página