Página inicial > Últimas Notícias > CTIC instala o SAELE, software aberto de eleições eletrônicas, no âmbito da UFAM

• Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 00h33
  • Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 09h53

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), através de suas Coordenações de Sistemas e Infraestrutura, realizou a instalação do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas - SAELE para o âmbito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O SAELE é um software desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Disponível desde outubro de 2011 no Portal de Software Público, a iniciativa segue as diretrizes do Governo Eletrônico Brasileiro, de acordo com os princípios da racionalização do uso dos recursos de informação e informática no âmbito dos órgãos e entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, conforme o disposto no Decreto 1.049, de 21 de janeiro de 1994.

Voltada para eleições de IFES, o software deve atender às demandas por eleição/consulta para reitor, representantes de conselhos superiores, diretores de unidades, chefes de departamentos, comissões permanentes, etc., com imparcialidade, versatilidade, segurança e infalibilidade.

Para uma unidade acadêmica ou administrativa ter acesso ao sistema em um processo eleitoral eletrônico no âmbito da UFAM, é necessário a abertura de chamados junto à Coordenação de Serviços de TIC / CTIC através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com pelo menos 25 dias úteis antes da realização efetiva do pleito, já que o processo é composto das seguintes etapas:

• Geração de Lista Preliminar de Docentes do Magistério Superior aptos ao voto (2 dias úteis);
  • Geração de Lista Preliminar de Técnicos Administrativos aptos ao voto (2 dias úteis);
  • Geração de Lista Preliminar de Discentes aptos ao voto (1 dia útil);
  • Configuração da Eleição no Sistema SAELE (3 dias úteis);
  • Validação da Relação de eleitores aptos ao voto pela Comissão (4 dias úteis);
  •  Carga e conferência de eleitores validados pela Comissão no Sistema SAELE (5 dias úteis);
  • Preparação e configuração para simulação da Comissão do sistema SAELE (2 dias úteis);
  • Simulação e validação do Sistema com carga de eleitores pelas Unidades e Comissão (3 dias úteis);
  • Realizar zerézima em conjunto com a Comissão Eleitoral, e disponibilização do sistema para processo eleitoral (3 dias úteis);

A opção de utilização deste software pela UFAM busca a eficiência com base no princípio da colaboração, compartilhamento, cooperação, padrões abertos, licenciamento livre e prestação de serviços à sociedade.

Fonte: http://www.ufrgs.br/tri/cpd