Consultas e Eleições Institucionais
O CTIC adotou o (HELIOS) para Consultas e Eleições no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A opção de utilização deste software pela UFAM busca a eficiência com base no princípio da colaboração, compartilhamento, cooperação, padrões abertos, licenciamento livre e prestação de serviços à sociedade.
O Helios é um sistema de votação eletrônico de código aberto desenvolvido por Ben Adida e outros colaboradores com o objetivo de oferecer uma solução segura e transparente para eleições online. Utilizando criptografia avançada, ele garante a privacidade dos votos e a verificação pública, permitindo que qualquer pessoa valide os resultados sem comprometer a segurança. Entre suas principais vantagens estão a confiança, a integridade e a auditabilidade dos processos eleitorais, além de ser acessível e de fácil integração em diversos contextos.
Voltada para eleições de IFES, o software deve atender às demandas por eleição/consulta para reitor, representantes de conselhos superiores, diretores de unidades, chefes de departamentos, comissões permanentes, etc., com imparcialidade, versatilidade, segurança e infalibilidade.
Fluxo
*clique na imagem para ampliá-la.
Perguntas Frequentes
Entrar em contato com a nossa Central de Serviços por meio do https://suportectic.ufam.edu.br/ , siga o formulário - Eleições Virtuais :
- Data da Eleição (*)
- Data Limite da Lista de Eleitores
- Login no site consulta.ufam.edu.br
- Upload da Tela de Login do Helios
- CPF do Responsável / Presidente da Comissão pela Eleição
- Email e Telefone de contato do presidente do Responsável / Presidente da Comissão
- Portaria de Designação
- Tipo de Eleição - Unidade Acadêmica / Coordenação ou Departamento de Curso
A solicitação deve ser efetuada com a antecedência de 3 (três) semanas da data de eleição/consulta, o tempo é necessário para preparar o ambiente de votação, que deve ser realizada pela comissão no sistema HELIOS.
Necessitamos de 7 (sete) dias úteis após a solicitação no https://suportectic.ufam.edu.br/ pela Comissão para que possamos disponibilizar o ambiente da consulta/eleição no HELIOS e Ecampus.
A própria comissão irá cadastrar as chapas e os candidatos Como criar uma eleição.
A própria comissão irá carregar no Helios os Eleitores - Como criar uma eleição.
O link de acesso a votação será enviado pela comissão ao eleitores via email usando o sistema HELIOS com as credenciais de acesso pelo menos um dia antes da consulta/eleição- Como iniciar uma eleição -- Passo --> Disparando e-mail com as credenciais para os eleitores.
A lista de votantes link estará disponível no dia seguinte após processamento por parte da comissão Eleitoral - Passo Como gerir os votantes de uma eleição no Ecampus) .
O votante é responsável por confirmar se seu nome está na lista de votantes junto à comissão. Em caso de erros /e ou omissões a comissão poderá corrigir no Módulo de Ecampus - Eleições ANTES de enviar as listas (CSV) ao HELIOS.
As credenciais de acesso (usuário e senha ) para a votação são enviadas via email via procedimento executado pela comissão utilizando o próprio HELIOS.
A senha é gerada para aquele eleitor e para aquela eleição.
O processo de validação dos votantes/eleitores é realizada pelos votantes/eleitores após a divulgação por parte da comissão da lista de votantes ( A comissão é soberana no processo de divulgação por todos os canais possíveis de informação). O eleitor deve verificar se o email é o correto e solicitar alteração usando os canais convencionais de suporte (PROEG/PROPESP alunos, PROGESP TAES E Docentes), a comissão deve orientar neste sentido - O CTIC não ira realizar esta correção.
Como facilitador o CTIC oferta a aplicação https://votantes.ufam.edu.br/ com a lista do votantes carregada no passo Como gerir os votantes de uma eleição no Ecampus -- Processando votantes, esta lista é disponibilizada no dia seguinte.
Sim, mas isso implica em exoneração do CTIC em eventuais contestações que possam ocorrer, procedimentos que ficam ao encargo somente da comissão pois todos os passos são realizados pela mesma, e por exemplo o tempo de divulgação da lista de eleitores, pode ser comprometido pelo tempo diminuto, com possibilidade de contestação do resultado eleitoral.
Os passos a seguir estão em Como criar uma eleição, Como iniciar uma eleição, Como finalizar uma eleição:
- Cadastro de questões (Chapas e opções de votação)
- Carregar Lista de Votantes proveniente do Ecampus (via CSV)
- Envio do Email para os votantes
- Congelamento da Urna
- Contagem dos Votos
Não, por medidas de segurança o sistema HELIOS bloqueia todas as mudanças após o inicio da consulta/eleição.
Não, A comissão Eleitoral deve criar ou obter uma planilha com estas formulas prontas antes do dia e hora da apuração / contagem de votos.
Não, o Ecampus emite apenas uma lista prévia dos votantes a partir da base de dados do Sistema Acadêmico no acesso de Eleições, que deve ser ajustada e homologada pela Unidade requisitante/Comissão. A Responsável pela lista de votantes é a própria Unidade Requisitante/Comissão.
- Orientamos da seguinte forma:
- Exportar Lista para Excel e DIVULGAR esta lista
- Ajustar no Ecampus - conforme os votantes confirmem que alteraram até o limite de tempo que a comissão determinou para ajustes de eleitores (e tambem para que essa etapa nao fique em aberto indefinidamente)
- Exportar Lista para Excel - agora com as correções efetuadas no Ecampus para o Helios.
Não, A Comissão deve esgotar todas as possibilidades de validar os emails dos votantes ANTES da carga no Helios -- Como criar uma eleição para assim garantir o processo de forma segura.
Não, A Comissão deve cadastrar uma eleição (e validar) para cada categoria (TAEs,Docentes,Discentes) no Sistema HELIOS.
Este procedimento realiza procedimentos criptográficos, congelando todos os aspectos da eleição( questões e votantes) antes do momento da votação. Este procedimento esta descrito em Como iniciar uma eleição -- Passo Congelando cédula e abrindo eleição.


Redes Sociais