Consultas e Eleições Institucionais
O CTIC adotou o Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) para Consultas e Eleições no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A opção de utilização deste software pela UFAM busca a eficiência com base no princípio da colaboração, compartilhamento, cooperação, padrões abertos, licenciamento livre e prestação de serviços à sociedade.
O SAELE é um software desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Disponível desde outubro de 2011 no Portal de Software Público, a iniciativa segue as diretrizes do Governo Eletrônico Brasileiro, de acordo com os princípios da racionalização do uso dos recursos de informação e informática no âmbito dos órgãos e entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, conforme o disposto no Decreto 1.049, de 21 de janeiro de 1994.
Voltada para eleições de IFES, o software deve atender às demandas por eleição/consulta para reitor, representantes de conselhos superiores, diretores de unidades, chefes de departamentos, comissões permanentes, etc., com imparcialidade, versatilidade, segurança e infalibilidade.
Fluxo
*clique na imagem para ampliá-la.
Perguntas Frequentes
Entrar em contato com a nossa Central de Serviços por meio do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., encaminhando as seguintes informações:
- Data da Eleição (*)
- Quais são os tipos de votantes (Docentes, Técnicos e Discentes)
- A consulta/eleição necessita separar a quantidade de votos por categoria? ( ) Sim ( ) Não
- Email e Telefone de contato do presidente da Comissão
- Minuta do Edital da Consulta
* Iremos verificar se não há outra eleição já agendada para esta data.
A solicitação deve ser efetuada com a antecedência de 3 (três) semanas da data de eleição/consulta, contamos com a colaboração da comissão pois é necessário preparar o ambiente de votação, com cargas de eleitores que necessitam inclusive da homologação da comissão antes de serem efetuadas no sistema SAELE pela equipe do CTIC.
Necessitamos de 8 (oito) dias úteis após a homologação das listas de votantes pela Comissão para que possamos disponibilizar o ambiente da consulta/eleição no SAELE.
A própria comissão irá cadastrar as chapas e os candidatos. O CTIC disponibilizará um treinamento das funcionalidades do SAELE para a Comissão em no máximo uma semana antes da consulta/eleição.
Será disponibilizado um link para que a Comissão divulgue para os votantes.
O votante irá necessitar das credenciais de acesso pelo menos um dia antes da consulta/eleição.
O votante é responsável por confirmar se seu nome está na lista de votantes junto à comissão. Em caso de erros a comissão poderá solicitar as correções com pelo menos três (3) dias úteis antes da consulta/eleição.
A credencial de acesso para a votação é o login e senha do Ecampus no caso dos discentes, e para os docentes e técnicos administrativos é o login e senha do Sistema SEI.
O CTIC disponibilizará o link para o credenciamento dos votantes para que a Comissão divulgue.
O credenciamento tem três funções:
1 - Checar se a pessoa está com usuário e senha do Ecampus ou SEI corretas até as 23:59 do dia anterior ao da eleição;
2 - Possibilita trocar a senha até as 23:59 do dia anterior ao da eleição;
3 - Liberar os links para cada eleição (Discentes, Docentes e Técnicos) funciona somente no dia da eleição;
* As atualizações de senha no ambiente de credenciamento atualizam também a senha dos sistemas Ecampus e SEI automaticamente.
A comissão poderá emitir os seguintes relatórios:
- Lista Eleitores
- Visualizar a Apuração
- Lista de Votantes
- Relatório de Votos (por chapa e em ordem alfabética)
Não, por medidas de segurança o sistema SAELE bloqueia todas as mudanças após o inicio da consulta/eleição.
Não, o CTIC emite apenas uma lista prévia dos votantes a partir da base de dados do Sistema Acadêmico, que deve ser homologada pela Unidade requisitante. A Responsável pela lista de votantes é a própria Unidade Requisitante. Após a homologação da lista pela Unidade Requisitante o CTIC efetua as correções solicitadas para emissão da lista definitiva.
Redes Sociais