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História do CTIC

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O Setor de Processamento de Dados (SPD) foi constituído no Estatuto da Universidade do Amazonas (UA) elaborado em 1965 e aprovado pelo Decreto n. 66.810, de 30 de junho de 1970, iniciando suas atividades em janeiro de 1975.  O Decreto, em seu artigo 8º e alínea "e", estabeleceu a criação do CPD juntamente com outros órgãos suplementares, subordinados diretamente à Reitoria. Seu primeiro diretor foi o professor José Roberto Bianchi.

Em razão dos entraves iniciais da primeira programação de execução (de 1973) e que perduraram até 1977 do Programa Nacional de Centros de Informática (PNCI) do Governo Federal, que objetivava a expansão e criação de Centros de Computação em Universidades, Centros de Pesquisas e entidades afins, a UA optou pelo aluguel de horas blocadas no bureau do Centro de Treinamento da IBM do Brasil a partir de junho de 1974.

Em janeiro de 1975, a UA alugou o sistema da IBM/3 – Modelo 10, com 1 CPU (32KB), 1 Impressora (300 LPM), 1 Gaveta de Disco (4.8 MB), 1 Unidade de Disco (20 MB), 1 Leitora de cartões (400 COM), 1 Console e 3 Perfuradoras. O SPD passa, assim, a funcionar nas instalações da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Ciências Sociais, no bairro de Aparecida, centro de Manaus-AM, contando com a colaboração de 9 (nove) servidores: 1 Diretor, 1 Secretária, 1 Analista, 2 Programadores, 1 Operador e 3 Perfuradores.

 

Prédio Faculdade de Farmácia, Odontologia e Serviços Sociais em 1975

Fonte: IBGE

 

A partir de sua criação, o SPD desenvolveu vários sistemas para mainframe, como o Sistema de Controle Acadêmico (SISCA), em fevereiro de 1975, a primeira matrícula informatizada foi realizada na Universidade do Amazonas, em um sistema totalmente desenvolvido por nossos técnicos, que foi adaptado para várias outras universidades brasileiras. Foram desenvolvidos também vários sistemas para microcomputadores, como o PLATÃO (Plano de Gestão), Sistema de Controle de Pós-Graduação, Sistema de Matrícula para a 3a Idade, etc. Utilizou-se um equipamento IBM/3, modelo 10, com 16 Kb de memória principal.

No ano de 1983, a Fundação Universidade do Amazonas (FUA) adquiriu um novo computador, um IBM 4331, com 2 MB de memória principal e 1.5 GB de espaço em disco, o que melhorou significativamente o poder de processamento do SPD,  que passou a funcionar em suas novas instalações no campus universitário, no bloco M do hoje Setor Sul. Com a aquisição desse novo equipamento houve aumento da capacidade dos equipamentos de informática e a crescente demanda por serviços, a Universidade ampliou a utilização de mainframes, mudando de equipamento para um IBM 4341, em seguida para um IBM 4381 R14, até chegar ao IBM 9221, modelo 150, bem mais avançado que os anteriores, pois possuía 32 MB de memória e 12 GB de espaço em disco.

 

Inauguração prédio do SPD pelo Superintendente da Suframa Ruy Lins e o Reitor da UA Otávio Mourão

Fonte: CTIC

 

A partir do fim década de 80, grandes transformações tecnológicas aconteceram na área de tecnologia da informação, obrigando o Centro de Processamento de Dados (CPD) a promover modificações na sua maneira de atuar centralizada, comum nos CPDs do tempo em que foi criado, passando a atuar de forma descentralizada e participando direta ou indiretamente de todas as principais ações relacionadas à gestão administrativa, ensino, pesquisa e extensão.

O Centro foi durante muitos anos a principal referência regional em termos de processamento eletrônico de dados, tendo formado e abrigado nos seus quadros boa parte dos profissionais que atuam na área de informática de Manaus. Foi também a partir do Centro que surgiram o curso de Bacharelado em Processamento de Dados (atual Bacharelado em Ciência da Computação), o Departamento de Ciência da Computação (DCC) e o curso de Mestrado em Informática da UFAM.

 

Equipamentos do CPD em agosto de 1983

Fonte: CTIC

 

Ao longo dos anos e com a falta de investimento do Governo Federal nos serviços de processamento de dados das IFES, o CPD foi sendo desfalcado de seus principais técnicos, fazendo com que os dirigentes do órgão contassem, cada vez mais, com alunos do Curso de Ciência da Computação e com professores do DCC para execução de suas atividades. Desta interação, surgiram diversos sistemas e projetos de muito êxito. Dentre estes, citamos o Sistema de Controle Acadêmico (SISCA), que foi referência nacional entres sistemas de gestão acadêmica durante muitos anos, e a implantação da Internet na UFAM e no Amazonas.

A partir da 2ª metade da década de 90, deu-se uma grande mudança no perfil de atuação do CPD. Na área de sistemas, com a centralização no Ministério da Educação e Cultura (MEC) dos sistemas de folha de pagamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o sistema de gestão de pessoal da instituição foi desativado. Por outro lado, houve a descentralização da operação de alguns sistemas para órgãos-fim da instituição, como o caso do sistema de vestibular, operado exclusivamente pela Comissão de Vestibular (COMVEST). Paralelo a isso, o aumento dos valores dos salários pagos a profissionais de informática em Manaus em concorrência com a falta de reajustes dos valores dos salários pagos ao funcionalismo público, causou o desmonte do quadro técnico de analistas e programadores do CPD. Estes fatores fizeram com que o desenvolvimento de sistemas no setor deixasse praticamente de existir, limitando-se ao sistema acadêmico e de patrimônio.

Ao fim da década de 90, os computadores de grande porte tornaram-se tecnologicamente inviáveis e financeiramente inconvenientes com a proliferação de microcomputadores, com poder de processamento cada vez maior e com custos cada vez menores. Assim, a Universidade desativou o seu Mainframe (computador de grande porte) neste período. Isto levou à obsolescência todo o quadro técnico de operadores de Mainframe da UFAM. Alguns destes ocupam hoje outras funções na Universidade, mas a maioria não se adaptou à nova realidade dos microcomputadores e servidores de pequeno porte, além de não ter havido um programa de capacitação adequado. Além disso, o número de microcomputadores disponíveis aos usuários já era considerável, de forma que muitas das tarefas de processamento de dados encomendadas ao CPD deixaram de ser necessárias. Isto levou o corpo de digitadores do CPD a uma situação semelhante à dos operadores de Mainframe, ou seja, seu cargo se extinguiu na prática.

 

 Fachada do Prédio CPD até a década de 2000, no bloco M, Setor Sul

Fonte: CTIC

 

A partir de 2003, a instituição adquiriu um sistema de gestão que foi amplamente pesquisado, divulgado e aprovado pela comunidade: o Sistema de Informação para o Ensino – SIE, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, voltado para Universidades e Instituições de Ensino, com solução integrada na área Acadêmica, Recursos Humanos, Protocolo, Patrimônio, Materiais, Frota, dentre outros. Era responsabilidade do CPD da UFAM dar suporte à sua implantação, através de uma Comissão Interna própria para este fim. O sistema seria gerido pelos próprios usuários com o objetivo de controle e gestão da informação, acabando definitivamente com o papel de processamento de dados. Era um novo marco na história do avanço tecnológico da UFAM.

Dos diversos avanços tecnológicos, os que causaram o maior impacto na mudança de perfil do CPD junto à UFAM foram a disseminação das redes locais e corporativas e a Internet. De cerca de menos de uma dezena de terminais remotos instalados em poucos pontos da UFAM, o Centro passou a ter de manter, em poucos meses, centenas de pontos de conexão de rede, interligando os computadores dos usuário em seu local de trabalho ou estudo, incluindo docentes, técnicos administrativos e alunos. A partir desse novo cenário, em 2005, entrou no ar o Portal do Aluno, desenvolvido pelo CPD/UFAM e integrado ao SIE-UFSM, com as funcionalidades de Solicitação de Matrícula e acompanhamento das atividades acadêmicas. Logo em seguida, foi desenvolvido também pelo CPD/UFAM, foi desenvolvido e implantado o Portal do Professor, com o lançamento eletrônico de notas e frequências.

A partir de 2009 o CPD passou a diversificar sua atuação e encabeçou projetos inovadores e de alta complexidade como a implantação do anel de fibra ótica de 10 Gbps com padronização de ativos de rede, implantação de um dos mais modernos DataCenters da Região Norte, equipado com ar-condicionado de precisão, gerador próprio, tecnologia Blade, robô de backup, storage, switch de chassi, sistema anti-incêndio e controle de acesso por biometria.

 

Prédio Atual CPD / CTIC

Fonte: Internet / Divulgação

 

 Em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), novas áreas de atuações foram demandadas a partir de 2010: aquisições e implantação da solução de vigilância com câmeras digitais e sala de monitoramento em parceria com o setor de Segurança da Prefeitura do Campus da UFAM foi uma delas; a solução de VoIP para telefonia, que integrou parte da infraestrutura de telefonia analógica à solução de voz sobre IP; a rede wifi com gerência centralizada e com equipamentos padronizados, disponibilizando a rede wifi-zone-ufam com mais de 100 rádios; e a solução profissional para virtualização de servidores utilizando plataforma VMWare.

Na área de sistemas, foi desenvolvida importantes soluções que contribuíram para as áreas de negócio da UFAM, tais como: plataforma web eCampus (que integrou atividades de discentes, docentes e técnicos ao SIE); eCampus mobile com funcionalidade voltadas aos docentes e discentes;  Repositórios de teses e dissertações e repositórios administrativos; sistema do Restaurante Universitário; sistema de inscrição e gestão de concursos;  implantação de sites institucionais no padrão do Governo Federal; Sistema de Gestão de Eventos;  dentre outros importantes sistemas e soluções dentro desta plataforma.

Data Center instalado nas dependência do prédio do CTICFonte: CTIC

Como parte da Implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, como membro do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Executivo Federal (SISP), em 2015 o Centro de Processamento de Dados passou por uma reformulação administrativa e, a partir da Resolução 046/2014-CONSAD,  passou a ser denominado Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC),  composto por cinco coordenações: Sistemas, Serviços de TIC, Infraestrutura, Projetos e Processos e Segurança da Informação.

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