Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nova Versão da Plataforma Sauim Introduz Inteligência Artificial para Monitoramento Acadêmico
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nova Versão da Plataforma Sauim Introduz Inteligência Artificial para Monitoramento Acadêmico

  • Publicado: Sábado, 15 de Fevereiro de 2025, 22h05
  • Última atualização em Domingo, 16 de Fevereiro de 2025, 11h01

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFAM), com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG),  disponibiliza à Diretores de Unidades, Coordenadores Acadêmicos, Coordenadores de Cursos e Chefes de Departamentos da UFAM a nova versão da plataforma Sauim, a 3.0, que promete um acompanhamento mais detalhado dos estudantes de graduação. A ferramenta aprimorada oferece informações abrangentes sobre a trajetória acadêmica dos alunos, incluindo dados da forma de ingresso, desempenho por período, auxílios estudantis recebidos e histórico de matrículas anteriores.

Um dos grandes destaques da atualização é a integração com um agente inteligente, o Sauim-IA. A nova ferramenta utiliza inteligência artificial para prever a probabilidade de um aluno concluir seu curso ou abandonar a universidade. A análise é baseada em fatores como coeficiente de rendimento, disciplinas trancadas, reprovações por frequência e nota, além da quantidade de auxílios estudantis recebidos.

Com essa inovação, a PROEG busca fortalecer esta ferramenta para o monitoramento pedagógico, permitindo que gestores acadêmicos e docentes identifiquem estudantes em situação de risco e tomem medidas preventivas para reduzir a evasão universitária. Além disso, a ferramenta proporciona um acompanhamento visual mais eficiente do desempenho individual dos alunos, contribuindo para uma gestão acadêmica mais assertiva e personalizada.

A implementação da Sauim-IA reforça o compromisso do CTIC em desenvolver e disponibilizar soluções digitais para facilitar a gestão que incrementem a permanência estudantil e a qualidade do ensino superior, utilizando tecnologia avançada para promover melhores condições de aprendizado e sucesso acadêmico.

 

*Este texto foi gerado com o auxílio de inteligência artificial e revisado para garantir clareza e precisão 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página