Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas Técnicas > NOTA TÉCNICA: Indisponibilidade de serviços de TIC UFAM
Início do conteúdo da página

NOTA TÉCNICA: Indisponibilidade de serviços de TIC UFAM

Acessos: 659

Por volta de 01:00H da madrugada desta quinta-feira, 05/08, um desligamento automático do disjuntor que dá suporte elétrico aos equipamentos do DataCenter da UFAM foi registrado. Com o objetivo de proteger os equipamentos, o desarme do disjuntor pode ser ocasionado por sobrecarga ou curto circuito na rede elétrica do campus, possivelmente associado a forte chuva que atingiu a cidade neste período e a consequente queda de árvore na rede elétrica do Campus Setor Norte UFAM.

Nossa equipe iniciou o religamento dos equipamentos as 8:00Hs. Alguns destes tiveram problemas técnicos em sua reativação, em razão da queda abrupta do sistema, sendo necessária a intervenção da empresa contratada para suporte dos equipamentos do datacenter (HPE Enterprise), através de seus atendimentos en 1º e 2º níveis. 

A partir das 10:00Hs, alguns serviços voltaram a estar disponibilizados, como os portais institucionais da UFAM. Após algumas manobra técnicas da equipe de infraestrutura/ctic, serviços como o sistema de concursos passaram a estar disponíveis as 11:20Hs. As 13:46H o Suporte da Empresa HPE conseguiu encaminhar as devidas soluções para os demais equipamentos, e plataformas como o SEI!UFAM e eCampus passaram a estar disponíveis por volta das 14:30H.

Como impactos a processos em andamento, como o calendário acadêmico da graduação 2020/2, tivemos atraso na liberação do resultado do Processamento da 1ª Solicitação de Matrícula 2020/2, que ocorreu as 00:30H do dia 06/08/2021 (sexta-feira). E logo em seguida, a reativação do lançamento de notas para os docentes (as 00:35H), e a reativação da funcionalidade de Ofertas de Turmas (as 00:40H) para os coordenadores e chefes de departamentos/coord. acadêmicos.

Agradecemos a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) pelo apoio técnico nos assuntos relacionados à área elétrica do campus.

Agradecemos a todos pela compreensão. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página