Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas Técnicas > SEI/UFAM: Sobre a lentidão e instabilidade (período de 4 a 11 de novembro de 2019)
Início do conteúdo da página

SEI/UFAM: Sobre a lentidão e instabilidade (período de 4 a 11 de novembro de 2019)

Acessos: 1567

A fim de esclarecer as últimas ocorrências de lentidão e instabilidade do sistema SEI/UFAM, especificamente no período de 4 a 11 de novembro de 2019, o CTIC vem por meio desta informar:

- No dia 4, foi detectado um problema no servidor de aplicação do sistema SEI/UFAM. Desta forma, o sistema ficou com períodos de indisponibilidade, em razão da necessidade de intervenção e análise técnica. Os serviços deste servidor foram restabelecidos no final do expediente do dia 6/11.


- No início do dia 7/11, já com o sistema no ar, começaram a surgir ocorrências de lentidão na autenticação e assinaturas de documentos em razão de possíveis problemas no servidor LDAP (responsável pelo gerenciamento centralizado de contas de usuários). Estas não tiveram nenhuma relação direta com o  problema registrado nos dias anteriores.  O sistema, ainda que disponível, apresentou forte lentidão no ingresso (login) e na assinatura dos documentos, quando da necessidade de validação do usuário. Em alguns momentos, o sistema ficou indisponível por intervenção técnica necessária.


- No dia 11, a equipe da Coordenação de Infraestrutura, após inúmeras validações e verificações, detectou um problema de configuração no servidor do LDAP, que poderia causar uma forte lentidão nos serviços ao sobrecarregar o servidor. As 11:00h do mesmo dia, o problema foi corrigido e o sistema passou a ter suas funcionalidades normalmente disponibilizadas.

Não houve nenhuma intervenção necessária aos dados de usuários no sistema no decorrer deste período, garantindo assim sua integridade. As equipes da Coordenação de Sistema e Infraestrutura permanecerão em constante monitoramento para que a disponibilidade deste e de outros serviços de TIC possam ser garantidas.

Por fim, pedimos desculpas à comunidade acadêmica e administrativa pelos transtornos, e agradecemos a compreensão, nos colocando a disposição para qualquer informação adicional através de nossos contatos ou de nosso service desk.

registrado em:
Fim do conteúdo da página