SERVIÇOS TIC: Sobre Lentidão e Instabilidade (período de 02/03/2020 a 04/03/2020)
Em virtude de problemas técnicos em nossos servidores (DataCenter UFAM) que provocou limitação em sua capacidade de operar em sua totalidade, os principais serviços de TIC da UFAM sofreram eventuais indisponibilidades e/ou lentidão a partir do dia 27 de fevereiro de 2020, se acentuando entre os dias 02 e 04 de março. Dentre os serviços afetados, destacam-se a plataforma eCampus, o sistema SEI UFAM, o sistema SIE e o portais institucionais durante este período.
A equipe do CTIC atuou desde as primeiras notificações ocorridas no início do dia 02 de março. Contamos com a assistência, através de atendimento remoto, da empresa fabricante dos equipamentos do DataCenter UFAM, com a qual mantemos contratos de suporte técnico. Não foram detectados problemas físicos nos equipamentos instalados, não sendo necessária, portanto, substituição dos mesmos.
Após análise e identificação do problema, as devidas correções e ajustes foram realizadas pela equipe do CTIC a partir da noite do dia 03/03. A plataforma eCampus passou a operar normalmente a partir das 17:00h do dia 04/03, e o Sistema SEI (juntamente com os demais sistemas) a partir das 22:00h do mesmo dia. Todos os sistemas operaram dentro na normalidade durante o dia 05/03, de acordo com o nosso monitoramento.
Este problema técnico foi pontual, e não tem relação com o anteriormente ocorrido na plataforma eCampus durante a 2ª Solicitação de Matrícula para a Graduação, ocorrido entre o dia 17 e a manhã do dia 18 de fevereiro de 2020.
Dentre os processos acadêmicos atualmente disponibilizados, o período da 3ª Solicitação de Matrícula da Graduação foi prorrogado até as 23:59h dia 06/03 (sexta-feira). O processamento das solicitações para alocação das vagas das turmas, e o resultado através da disponibilização do “Comprovante de Matrícula” no eCampus, estarão disponíveis no sábado, dia 07/03. Os alunos ingressantes (SISU e PSC 2020) também terão suas matrículas automáticas processadas e disponibilizadas para consulta no sábado, dia 07/03, conforme acordado com a Proeg (Pró-Reitoria de Ensino e Graduação).
Por fim, pedimos desculpas à comunidade acadêmica e administrativa pelos transtornos, e agradecemos a compreensão, nos colocando a disposição para qualquer informação adicional através de nossos contatos ou de nosso service desk.
Redes Sociais