Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca Digital de Teses e Dissertações amplia acesso à produção científica dos PPGs

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 08h54
  • Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 08h56

Com informações da ASCOM e SISTEBIB

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Amazonas (BDTD/Ufam) foi criada em 2007, pela Resolução 10/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), e em atenção à obrigatoriedade da disponibilização da versão digital, simultânea à impressa, instituída pela Portaria nº 013/2006 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde então, é uma importante ferramenta de ampliação do acesso às pesquisas científicas produzidas na Instituição.

A primeira versão foi implantada e, após a necessidade de aperfeiçoamento, o IBICT disponibilizou em 2015 uma nova versão do sistema, desta vez baseada no software livre DSpace. Depois de instalada a nova versão, o Sistema de Bibliotecas (Sistebib) e o Centro de Tecnologia da Informação (CTIC) realizaram a migração dos itens já disponibilizados na versão anterior, para a estrutura que caracteriza a BDTD hoje.

Os recursos foram aperfeiçoados para aprimorar aspectos como estrutura, ferramentas de busca e recuperação da informação e processo de depósito. Essas ações estratégicas culminaram no lançamento, ainda no segundo semestre de 2018, de um projeto piloto para a implantação do autoarquivamento, que teve como parceiros de primeira hora os Programas de Pós-Graduação em Educação e em Informática (PPGE e PPGI).

Com resultado daquela iniciativa, o arquivamento foi expandido para os demais PPGs, alcançando, em março deste ano, a totalidade dos PPGs oferecidos pela Universidade, culminando para a consolidação da BDTD/Ufam, bem como para a efetividade deste repositório digital, na perspectiva de sua missão e mandato.

Atualmente, ao concluir o curso de mestrado e doutorado, os egressos realizam o autoarquivamento de suas dissertações e teses no sistema BDTD, que após ser validado pelo PPG e processado tecnicamente pela Biblioteca Central, é disponibilizado na BDTD/Ufam em processo coeso e digital, à exceção das teses/dissertações cujo texto é considerado confidencial e/ou que tenham ocasionado registro de patente, as quais, por motivos de segurança da informação, devem ser depositadas presencialmente na Biblioteca Central.

A relevância do repositório é principalmente no sentido de preservar a memória da pós-graduação na Ufam, bem como sua colaboração para a divulgação da produção científica dos PPGs. De acordo com o Módulo Estatística do DSpace, em 2018, por exemplo, a BDTD/Ufam teve mais de três milhões (3.602.090) de acessos, com mais de oito milhões (8.371.326) de buscas.

Saiba mais

Idealizada em meados de 2006 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no intuito de promover a ampla divulgação das teses e dissertações defendidas nas instituições de ensino superior do setor público, as Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações (BDTD) vêm se consolidando no âmbito nacional, impulsionadas pela iniciativa da Capes e pela sensibilização das IES, dos serviços de informação das universidades, bem como dos docentes e egressos de PPGs sobre a disponibilização de suas pesquisas nesse repositório digital.

A consolidação da BDTD/Ufam, aliada às iniciativas globais de acesso aberto à informação cientifica, refletiu e produziu resultados para a construção do Repositório Institucional da Ufam (RIU), cujo objetivo é reunir a produção acadêmico-científica da Universidade para além da produção intelectual da pós-graduação, como instrumento de divulgação e preservação da memória institucional. A plataforma do RIU está em processo de reorganização, e busca atender a demanda e a diversidade dos tipos de produção.