Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com atuação do CTIC, UFAM implementa Política de Controle de Acesso e 2FA

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Com atuação do CTIC, UFAM implementa Política de Controle de Acesso e 2FA

  • Publicado: Sexta, 21 de Novembro de 2025, 12h30
  • Última atualização em Sexta, 21 de Novembro de 2025, 12h40
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) aprovou a Política de Controle de Acesso à Informação e aos Recursos e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, elaborada pela Coordenação de Segurança da Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). A medida foi formalizada por meio da Resolução nº 014/2025, do Conselho Universitário (CONSUNI), e orienta o uso seguro de contas, sistemas, equipamentos e demais recursos tecnológicos da instituição, fortalecendo os processos de controle de acesso e reduzindo riscos de incidentes cibernéticos, acessos indevidos e vazamento de dados institucionais.

A política institui a obrigatoriedade da Autenticação em Dois Fatores (2FA) para acesso aos e-mails institucionais por técnicos-administrativos, docentes, terceirizados, estagiários e bolsistas, implementada desde 14 de novembro de 2025. O recurso adiciona uma camada extra de segurança ao exigir a confirmação da identidade do usuário utilizando-se de dois elementos distintos, como senha e código gerado por aplicativo autenticador, token, certificado digital ou biometria. Essas medidas reduzem a probabilidade de acessos não autorizados, mesmo que a senha principal esteja comprometida. Para os estudantes, o uso da ferramenta permanece opcional, embora seja recomendado como forma de ampliar a segurança das contas.

A implementação da 2FA é um marco não apenas técnico do CTIC, mas representa uma elevação no grau de maturidade tecnológica adotada pela UFAM para segurança dos dados dos nossos servidores, protegendo-os das principais táticas de ataques virtuais como phishing e engenharia social. Ela caminha em conjunto com as principais diretrizes do governo federal que, atualmente, obrigam essa funcionalidade para ativação da conta ouro na plataforma ‘gov.br’. Além disso, o 2FA também atua em consonância com diversas diretrizes nacionais como do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) do governo federal, no controle 5 de gestão de contas, e do artigo 6 da LGPD que trata da segurança no acesso a dados pessoais”, frisou Diogo Moreira, diretor do CTIC.

Gilberto Libania, relator do processo que gerou a Política de Controle, destaca a consolidação de um passo importante para a Universidade. “A aprovação da Política pela Universidade Federal do Amazonas representa um marco importante na modernização da segurança digital da instituição. Ver a Ufam avançando com uma norma formal, estabelecida pela Resolução nº 014/202, demonstra um compromisso concreto com a proteção de contas, sistemas e dados da comunidade acadêmica. O reforço do controle de acesso, especialmente com a implementação do 2FA, mostra que a universidade está alinhada às melhores práticas de segurança. Fica evidente o esforço da instituição em estimular e promover uma cultura educativa de proteção da informação, de conscientização e responsabilidade de todos em relação à privacidade e à segurança da informação”, falou.

A iniciativa do CTIC e de sua equipe, que estruturou e conduziu essa Política, reforça a importância da governança digital e do cuidado com o patrimônio informacional da Ufam. Agradeço e reconheço o trabalho realizado por nossa equipe que, certamente, contribui para um ambiente acadêmico mais seguro, moderno e preparado para enfrentar riscos cibernéticos”, acrescentou Gilberto.

A Coordenação de Serviços de TIC, vinculada ao CTIC, está disponível para orientar usuários sobre a ativação da dupla autenticação e apoiar aqueles que enfrentarem dificuldades durante o processo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página