CTIC alerta sobre nova campanha de ataque de ramsowares
Com base nas estatísticas de eventos ocorridos no espaço cibernético, bem como nos diversos relatos que tem sido feitos por colaboradores, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), seguindo orientações do CTIRGov (Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo), divulga o presente alerta sobre uma campanha nacional de ataques de Ransomware direcionado aos sistemas VMware e Windows, que caracteriza-se por ações maliciosas para criptografar arquivos ou bancos de dados de instituições, a fim de exigir resgate em troca da descriptografia dos arquivos cifrados.
Nos últimos dias, o Governo Federal vem sofrendo ataques cibernéticos que impactam na segurança de dados. Em função disso, diversos procedimentos de segurança foram disponibilizadas pela Secretaria do Governo Digital (SGD/SISP/ME), e aplicadas na rede de dados UFAM pela Coordenação de Infraestrutura / CTIC, com o objetivo de prevenir possíveis ataques.
De forma complementar, as seguintes recomendações de segurança DEVEM SER ADOTADAS POR TODOS OS USUÁRIOS DA UFAM, em todos os computadores atualmente em uso para o trabalho remoto ou presencial na própria instituição:
- Trocar as senhas periodicamente de serviços (como email institucional), sistemas e sites institucionais.
- Sempre efetuar logoff de sistemas, serviços e sites institucionais após encerradas as atividades;
- Não clicar em links ou baixar arquivos de e-mails suspeitos ou não reconhecidos como de origem esperada.
- Ativar o firewall do Windows;
- Ativar o Windows Defender ou manter um antivírus instalado e atualizado;
- Habilitar a proteção contra ransomware no Windows Defender;
- Conferir e manter o Windows sempre atualizado;
- Não manter nem criar compartilhamento de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede;
- Não manter nem criar mapeamentos de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede.
Além destas recomendações, o CTIC passa a disponibilizar permanentemente em seu portal, a Cartilha de Segurança para a Internet, um documento com recomendações e dicas de como o usuário deve se comportar para aumentar a sua segurança e proteger seus dados de possíveis ameaças. A Cartilha foi produzida Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que é um dos serviços prestados para a comunidade Internet do Brasil pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O material contém dicas e informações sobre segurança na internet, golpes, ataques virtuais, códigos maliciosos, spam, mecanismos de segurança, contas e senhas, criptografia, privacidade, entre outros assuntos.
No caso de dúvidas ou informações adicionais, o CTIC está a disposição através de sua Coordenação de Serviços de TIC, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais