Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CTIC e Biblioteca Central da UFAM apresentam inovação tecnológica na 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA)

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTIC e Biblioteca Central da UFAM apresentam inovação tecnológica na 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA)

  • Publicado: Terça, 30 de Setembro de 2025, 22h03
  • Última atualização em Terça, 30 de Setembro de 2025, 22h09

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFAM marcou presença de destaque na 16ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), realizada em Goiânia (GO), de 8 a 11 de setembro de 2025. O evento, considerado o mais importante da comunidade de Ciência Aberta em países de língua portuguesa, reúne anualmente pesquisadores, gestores e profissionais da informação para debater inovação, acesso aberto e sustentabilidade.

Fruto da parceria entre o CTIC e a Biblioteca Central (BC), foi apresentado o trabalho “Um Sistema de Visualização de Métricas de Repositórios Institucionais Integrado ao DSpace 8”. O estudo teve como autores Diogo Soares Moreira (Diretor/CTIC), Angela Emi Yanai (Bibliotecária/BC), além dos estudantes voluntários Gustavo Augusto Palmeira Oliveira, Douglas Farias Teles, Acsa Costa de Oliveira dos Santos e Jakeline Gimaque de Oliveira.

 

Jakeline Gimaque de Oliveira

Os repositórios digitais de universidades, baseados na plataforma DSpace, armazenam teses, dissertações e artigos científicos. No entanto, gestores e bibliotecários enfrentavam dificuldades para analisar e divulgar dados desses acervos, pois as ferramentas nativas não ofereciam visualizações adequadas, exigindo processos manuais demorados e passíveis de erros. Para superar essa limitação, a equipe do CTIC criou a ferramenta MIRITY-API - ainda em desenvolvimento e a ser registrada -, uma solução tecnológica integrada ao DSpace, que gera uma nova funcionalidade chamada “Tendências”. Essa interface disponibiliza gráficos e indicadores visuais, permitindo análises práticas e intuitivas sobre o impacto das publicações, produções por campus, tendências de palavras-chave, entre outros aspectos relevantes para a gestão universitária.

A ferramenta foi construída com tecnologias modernas, como Docker, Python, FastAPI e Angular, garantindo escalabilidade e facilidade de integração com os sistemas já existentes.

Além de propor uma solução prática para o gerenciamento de dados em repositórios institucionais, o projeto também evidencia: a colaboração bem-sucedida entre o CTIC e a Biblioteca Central da UFAM; o papel da UFAM como instituição inovadora, alinhada às boas práticas de Ciência Aberta e a valorização do trabalho dos servidores e estudantes voluntários, que aplicaram seus conhecimentos técnicos em uma solução concreta de impacto institucional e social.

 

Com a MIRITY-API, a universidade coloca-se na vanguarda das soluções tecnológicas para acesso aberto, transparência e análise de dados científicos. O resultado é mais do que uma inovação, pois a colaboração intersetorial exemplifica como a UFAM aposta em soluções inovadoras e inclusivas para fortalecer o movimento de Ciência Aberta.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página