CTIC fortalece integração tecnológica no inventário patrimonial da UFAM
O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) está participando do processo de modernização do inventário patrimonial da instituição, em parceria com o Departamento de Material (DEMAT/PROADM) e a Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A atuação conjunta visa integrar e atualizar as informações sobre os bens patrimoniais da UFAM, tanto na capital quanto nas unidades do interior, garantindo que os registros físicos estejam alinhados com SIADS e SIAFI.

Com foco na gestão estratégica da universidade, o CTIC fornecerá soluções para o acesso às informações patrimoniais, via SIE. Entre as principais iniciativas está a emissão de relatórios de bens por unidade, que permite a extração e conferência de dados de forma rápida e padronizada. Além disso, também irá desenvolver uma extensão no sistema e-Campus, voltada ao levantamento dos bens pelos agentes setoriais de patrimônio. A nova ferramenta permitirá que as unidades registrem os bens diretamente na plataforma, possibilitando a comparação automática com os relatórios do SIE e a consolidação das informações de forma integrada.
O trabalho conjunto entre os órgãos está voltado para a padronização dos dados entre os sistemas SIADS, SIAFI e SIE, promovendo uma visão unificada do patrimônio institucional. Entre as ações em andamento estão a baixa de materiais inservíveis, conforme critérios técnicos contábeis definidos pela Contabilidade, e a atualização dos tombamentos realizados a partir de 2023, sob coordenação do DEMAT.

Redes Sociais