Página inicial > Últimas Notícias > ECampus passa a gerar lista de alunos do ENADE para Coordenadores de Cursos da Graduação

• Publicado: Domingo, 08 de Agosto de 2021, 09h45
  • Última atualização em Domingo, 08 de Agosto de 2021, 09h53

Foi disponibilizado na quarta-feira, 04 de agosto de 2021, a funcionalidade que permite a geração de arquivo com alunos da graduação aptos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A nova funcionalidade, disponibilizada aos coordenadores de cursos da graduação pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), atende a Portaria 494, de 8 de julho de 2021, que regulamenta  a edição 2021, e a Portaria Normativa 840, de 24 de agosto de 2018, que dispõe sobre os procedimentos de competência do INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.

A funcionalidade "listar alunos ENADE" no ecampus foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar os coordenadores de curso no processo de inscrição do ENADE. Ela permite ao coordenador trabalhar uma lista inicial de alunos a serem inscritos (formato .xls) e gerar um arquivo pronto para o upload no sistema do INEP (formato .zip), fornecendo informações confiáveis à coordenação e simplificando bastante o seu trabalho neste período.

O sistema permite, além da seleção do curso, definir o tipo de relatório (Ingressante até 25% da CH) e Concluinte, este último com o limite mínimo de integralização e ano ENADE configurável pelo coordenador. Vale ressaltar que a lista inicial de alunos a serem inscritos no ENADE deve ser analisada pelo coordenador de curso antes de sua submissão. Alunos que não estejam enquadrados nos filtros utilizados na ferramenta (integralização da carga horária e previsão de conclusão do curso no cadastro de concluintes), devem ser inscritos manualmente diretamente na plataforma do INEP, conforme orientação da PROEG.

O desenvolvimento foi realizado a partir de uma demanda conciliada entre CTIC e o Procurador Educacional Institucional (PI), Osmarino Pereira da SIlva. A Pro-reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) acompanhou e homologou o processo de desenvolvimento da funcionalidade, com o apoio da coordenadora da Comissão do Enade na UFAM, professora Odette Mestrinho Passos. A funcionalidade foi desenvolvida pela Coordenação de Sistemas / CTIC, com a contribuição do Servidores Analistas de TIC Miguel Paiva Teixeira e Carlos Daniel Silva Ribeiro.