Página inicial > Últimas Notícias > Implantado módulo de Assistência Estudantil no eCampus

Implantado módulo de Assistência Estudantil no eCampus

• Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 19h03
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 19h30

Em reunião de entrega de projeto realizada nesta quinta-feira, 25/04, foi formalizada a conclusão do módulo de Assistência Estudantil para o DAEST - Departamento de Assistência Estudantil, da Pró-Reitoria de  Gestão de Pessoas, PROGESP.

Com o advento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) instituído através da Portaria Normativa Nº 39 do Ministério da Educação (MEC), de 12 de Dezembro de 2007 e sua consolidação por meio do Decreto Nº 7.234, de 19 de julho do 2010, as Universidades Públicas Federais puderam executar ações voltadas a Assistência Estudantil destinadas aos estudantes em situação de vulnerabilidade social visando contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e com isso reduzir as taxas de retenção e evasão, contribuindo para a promoção da inclusão social pela educação.

Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) as ações da Assistência Estudantil, são ofertadas através de benefícios com caráter pecuniário, cujo acesso é realizado via processo de seleção, aberto a todos os interessados que tenham o perfil concordante com as condições elencadas pelo citado Decreto, bem como outros que constem em Editais.

Em um projeto desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC, em parceria com a DAEST/PROGES, foi desenvolvido dentro da plataforma eCampus o  módulo Assistência Estudantil, composto pelas atividades de Inscrição, Análise, Classificação, Controle RAA e Editais. Desta forma, buscou-se disponibilizar uma aplicação capaz de:

1. Disponibilizar para os alunos uma plataforma onde possa ser realizada sua inscrição nos Auxı́lios da Assistência Estudantil, de qualquer lugar com acesso à Internet, por meio do preenchimento online da ficha de inscrição na plataforma eCampus, de forma integrada às demais soluções já implementadas.
  2. Facilitar e agilizar a atividade de análise documental feita pela equipe do Daest, listando todos os alunos que realizaram as inscrições e, mostrando todas as informações necessárias para tal atividade em um único ambiente;
  3. Diminuir a impressão de formulários, apresentação de fotocópias de documentos e, utilização de papel gerado durante todas as etapas, dando maior agilidade e confiabilidade ao processo.

O projeto foi composto pelas seguintes entregas:

• Inscrição: Possibilitar o cadastro de informações dos alunos, bem como o upload de todos os documentos comprobatórios de acordo com o(s) auxı́lio(s) selecionado(s). Ao final, o aluno visualiza um resumo do processo realizado: edital selecionado, componentes familiares cadastrados, documentos fornecidos e autodeclarações feitas;
  • Análise: Realizar as análises acadêmica e socioeconômica dos alunos que tiveram as inscrições finalizadas. Verificar a documentação enviada indicando possı́veis inconsistências, além de visualizar todas as informações cadastradas pelos alunos na fase de Inscrição;
  • Classificação: Visualizar a classificação (indicadores e pontuação) dos alunos que tiveram a análise deferia pela equipe na fase de Análise. Essa classificação está organizada por Edital/Auxı́lio e é listada em ordem descrecente da pontuação dos candidatos;
  • Controle do RAA: Possibilitar todo o controle e gerenciamento dos editais cadastrados pelas Unidades com relação às atividades de cadastro, alteração de informações, visualização, consulta e relação dos alunos inscritos.

O projeto teve duração de 4 meses.

No próximo dia 03/05, DAEST/PROGESP e CTIC voltam a se reunir para avaliação das atividades realizadas dentro desta etapa implantada, e pré-análise para evoluções futuras dentro do módulo.