Página inicial > Últimas Notícias > Servidores dos campi são capacitados no manuseio do módulo de assistência estudantil do e-campus

• Publicado: Sábado, 20 de Abril de 2019, 13h07
  • Última atualização em Sábado, 20 de Abril de 2019, 13h13
Servidoras do Daest Adriana Brito, Waldriane Silva e Rayanne Pacheco em videoconferência com servidores do ISB

O Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Daest/Progesp), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), realizou nos dias 04 e 05 de abril, na sala de reunião do  Centro de Tecnologia, no setor Norte do Campus Sede, uma videoconferência para capacitar servidores dos campi do interior para a manipulação e a análise de dados no novo módulo de assistência estudantil do sistema e-campus.

O acesso permite aos inscritos no Programa  Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a obtenção de apoio financeiro (Auxílio Creche, participação em eventos acadêmicos e científicos (Pectec) e de apoio financeiro para compra de material de alto custo (Matdac).

A capacitação surgiu de uma demanda das equipes dos campi pra saber sobre o funcionamento do sistema. O módulo de assistência estudantil é recente no sistema e não é completamente conhecido por todos. A ideia de trazer todo o processo de inscrição e de análise para o sistema informatizado da Ufam é também uma ideia de sustentabilidade. Além disso, impactou na rapidez da análise e na diminuição dos gastos dos alunos com cópias de documentos (o estudante pode fotografar seus documentos e submeter no sistema).

Na manhã do dia 4, os servidores do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB) puderam tirar dúvidas do manuseio do sistema com a equipe do Daest e do CTIC por meio da videoconferência.  As servidoras do Daest Waldriane Silva (assistente social), Adriana Brito (pedagoga) e Rayanne Pacheco (diretora do Daest em exercício), além do servidor do CTIC, Rodrigo Azevedo, explicaram aos servidores do ISB os procedimentos de preenchimento e análise no sistema. “Hoje é o momento que estamos apresentando para os colegas do interior o novo módulo no sistema informatizado que vai dá celeridade ao processo. O sistema é importante para os institutos porque, em razão das equipes serem reduzidas, agiliza todo o processo”, destacou a assistente social do Daest, Waldriane Silva.

“O objetivo da videoconferência é orientar os servidores dos campi do interior (ISB, ICSEZ, INC, ICET e IEAA) para utilizar e difundir o manuseio do sistema. É fundamental que os servidores possam fazer a análise dos documentos e orientar os estudantes na parte das inscrições”, disse o analista de TI do CTIC.

A diretora em exercício do Daest, Rayanne Pacheco, ressaltou que a videoconferência acelera o processo de conhecimento do novo módulo do sistema e-campus e contribui para melhorar o atendimento acadêmico. “A videoconferência acelera o processo de conhecimento do novo módulo de assistência estudantil do sistema e-campus para inscrição e análise de documentação de estudantes. É uma ferramenta tecnológica que nos permite capacitar nossos servidores a manusear um novo módulo do sistema e-campus que vai melhorar o processo”, ressaltou Rayanne Pacheco.

Texto e Imagens: Ascom Ufam