Página inicial > Últimas Notícias > UFAM adota o uso de certificações digitais via ICPEdu

UFAM adota o uso de certificações digitais via ICPEdu

• Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 22h32
  • Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 23h12

A comunidade administrativa e acadêmica da Universidade Federal de Amazonas (UFAM) passa a ter acesso ao serviço de emissão de  certificados digitais pessoais por meio do serviço de certificação ICPEdu (Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa), gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A proposta deste serviço, disponibilizado no âmbito da UFAM pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC),  consiste na implantação de uma infra-estrutura de criação de certificados digitais e chaves de segurança dentro do ambiente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Unidades de Pesquisa (UPs). Nesta estrutura, a RNP será a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz), responsável por credenciar as Autoridades Certificadoras Intermediárias, no caso, IFES e UPs, que estarão então autorizadas a emitir certificados para seus membros.

Desta forma, o serviço viabiliza a emissão ilimitada e gratuita de certificados digitais para estudantes e servidores (técnicos administrativos e docentes),  podendo ser utilizados para a assinatura eletrônica de documentos e, posteriormente, para a autenticação on-line em processos e sistemas acadêmicos institucionais e governamentais, como alternativa mais segura ao sistema tradicional de login e senha.  O certificado digital pessoal ICPEdu tem validade de um ano e pode ser gerado novamente após o final do período de duração. Os usuários que desejarem emitir o certificado devem se identificar pelo sistema da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) no endereço https://pessoal.icpedu.rnp.br. O acesso ao CAFe é feito utilizando o mesmo login e senha de acesso aos sistemas institucionais da UFAM (eCampus e SEI!UFAM).

A certificação ICPEdu não substitui os certificados digitais utilizados para acessar os seguintes sistemas: Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP); Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE); Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE), Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), Portal de Compras - COMPRASNET, Receita Federal, entre outros.

A disponibilização deste serviço está alinhado à Estratégia Digital do Governo Federal (EGD), viabilizando serviços acessíveis a qualquer hora e a um custo menor. A integração do serviço à infraestrutura de TIC da UFAM foi desenvolvida pela Coordenação de Infraestrutura / CTIC, com a contribuição do Servidores Analistas de TIC Vanderson da Silva Rocha e Marckson Monteiro da Silva, sob a Coordenação de Gerson Barreiros da Silva.

O que é um certificado pessoal?

O Certificado Pessoal é a uma identidade virtual e gratuita, emitida on-line, e que pode ser usado para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais. Assim, é possível realizar procedimentos como assinar eletronicamente um documento, realizar a cifragem de documentos e fazer login em sistemas eletrônicos específicos.

Quem pode utilizar?

Todos os servidores e discentes da UFAM que possuam vinculo ativo com esta instituição.

Como emitir o certificado pessoal?

Para realizar a emissão do certificado pessoal você deve acessar https://pessoal.icpedu.rnp.br.

Onde pode ser armazenado?

Esse certificado é do tipo A1, portanto o mesmo deve ser armazenado no local/dispositivo em que será usado, ele pode ser instalado em mais de um computador e em navegadores diferentes a ferramenta é fácil de ser instalação e para mais orientações sobre a instalação veja o tutorial instalar o certificado no navegador.

Atenção! Ao emitir o certificado pessoal será gerado um arquivo, este arquivo é seu certificado pessoal e deverá ser armazenado em local seguro.

Sobre a validade do certificado?

A validade desse tipo de certificado é de um ano, mais poderá ser emitido novamente após seu vencimento, desde que você possua vinculo ativo com a instituição.