Página inicial > Últimas Notícias > CTIC/UFAM apresentou trabalhos em Workshop de TIC das IFES

CTIC/UFAM apresentou trabalhos em Workshop de TIC das IFES

Evento ocorreu em sua 13ª edição, em Cuiabá - MT, entre os dias 4 e 6 de junho

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 21h58
  • Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 23h17

O Workshop de Tecnologias da Informação e Comunicação das IFES (WTICIFES) ocorreu em sua 13ª edição, em Cuiabá - MT, entre os dias 4 e 6 de junho. Através do Centro de Tecnologia da Comunicação e Informação (CTIC), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), apresentou 5 (cinco) trabalhos no Workshop deste ano:

• Implantação automatizada de sítios institucionais com uso de Docker, Git e Jenkins, por João Martinez.
  • Utilizando a Gestão de Conhecimento para facilitar o desenvolvimento em projetos de software, por Rodrigo Costa;
  • Implantação do Serviço Eduroam na UFAM, por Gerson Barreiros;
  • Avaliação  do Uso da Internet sem fio pelos usuários da UFAM a partir do Reconhecimento de Entidades no Twitter, por Rodrigo Costa;
  • Gerenciamento de Logs: Implantação do Graylog como ferramenta de centralização de logs de dados na Universidade Federal do Amazonas, por Crisley P. Linhares.

Os organizadores ressaltaram o sucesso do evento, onde os participantes mantiveram os auditórios cheios durante as sessões técnicas, palestras e painéis, contribuindo com questões e dividindo conhecimento com todos os presentes. Esta foi uma oportunidade onde os palestrantes e os painelistas, dividiram as experiências de seus cases e lançaram luz sobre desafios enfrentados no cotidiano das IFES.

As principais palestras e painéis da programação foram transmitidas ao vivo pelo Evento. Você pode acessar aqui alguns desses momentos:

• Cerimônia de abertura;
  • Palestra “O Paradigma de Arquitetura Corporativa para enfrentar os desafios de interoperabilidade entre as IFES e destas com Órgãos Públicos” - Keynote Vanessa Tavares (Consultoria SE7Ti);
  • Painel “Melhoria de Processos da Administração Pública”, com José Assumpção Rodrigues Almeida (ANAC), Ana Vitória Piaggio Albuquerque (CGU) e Júlio César Elpídio de Medeiros (Ministério da Economia);
  • Palestra “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Você está preparado?” - Keynote José Antunes (IBM);
  • Palestra “Transformação Digital – um olhar na gestão pública” - Keynote Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Junior (Ministério da Economia);
  • Cerimônia de encerramento e Premiação Best Paper.

Todos os artigos aprovados pelos Comitês Científicos do XIII WTICIFES e o IV EEP estão compondo os Anais do WTICIFES 2019, em formato e-book e com registro ISBN.