Página inicial > Últimas Notícias > UFAM tem cinco trabalhos aprovados para o XIII WTICIFES

UFAM tem cinco trabalhos aprovados para o XIII WTICIFES

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 21h58
  • Última atualização em Sábado, 06 de Julho de 2019, 19h52
Equipes de TIC da UFAM submeteram 9 artigos ao XIII WTICIFES
imagem sem descrição.

As equipes de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) reúnem-se, anualmente, no Workshop de Tecnologias da Informação e Comunicação das IFES (WTICIFES) que abrange as áreas de Governança, Gestão, Infraestrutura, Sistemas e Processos. O Evento, que este ano estará em sua 13ª edição, é um momento importante para reflexão, compartilhamento de conhecimentos, de experiências e de soluções entre os profissionais das IFES, cujas necessidades e problemas muitas vezes são comuns. Este encontro proporciona que soluções já implementadas com êxito por uma instituição possam ser adotadas por outras, evitando o retrabalho e, sobretudo, contribuindo para um melhor aproveitamento de tempo e de recursos públicos.

Através do Centro de Tecnologia da Comunicação e Informação (CTIC), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de um total de nove projetos submetidos, teve cinco artigos aprovados pelo workshop:

• Implantação automatizada de sítios institucionais com uso de Docker, Git e Jenkins. João Martinez, Gerson Silva e Diogo Soares;
  • Utilizando a Gestão de Conhecimento para facilitar o desenvolvimento em projetos de software. Rodrigo Costa;
  • Implantação do Serviço Eduroam na UFAM. Marckson M. da Silva, Vanderson da S. Rocha, Crisley P. Linhares, Gerson B.da Silva, João B. L. Carneiro, João G. A. Martinez;
  • Avaliação  do Uso da Internet sem fio pelos usuários da UFAM a partir do Reconhecimento de Entidades no Twitter. Rodrigo Costa;
  • Gerenciamento de Logs: Implantação do Graylog como ferramenta de centralização de logs de dados na Universidade Federal do Amazonas. Crisley P. Linhares, Gerson B. da Silva, João G. A. Martinez, Vanderson da S. Rocha, Marckson M. da Silva, João B. L. Carneiro.

O WTICIFES, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho em Cuiabá, é uma promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES que reúne anualmente cerca de 150 pessoas, entre diretores, pró-reitores e outros representantes das áreas de TIC das IFES brasileiras, em um encontro para compartilhamento de conhecimento e fortalecimento de networking.

Saiba mais na página oficial do evento.